30 abril 2010

ACOMPANHAMENTO DO PNAE SEDUC/DRE


Com o objetivo de avaliar a operacionalização do Programa de Alimentação Escolar,bem como a aceitação do mesmo nas escolas de Ensino Médio e EJA, foi realizado nos dias 27,28,e 29 do corrente pela Equipe Técnica de Alimentação da SEDUC (Nutricionista Marta Emiliana e a Pedagoga Erineide) acompanhadas das Técnicas da DRE (Alvina,Rosa Alves e Rose Mary) o acompanhamento nas Escolas Estaduais : Francisco P. Felicio, CEM Presidente Castelo Branco e Escola Est. Lacerdino O. Campos.


O acompanhamento nestas 3 U.Es foi realizado em 3 etapas: 1ª etapa:Entrevista com a Equipe Diretiva onde todos tiveram a oportunidade de colocar as dificuldades e os pontos positivos relacionados ao Programa;2ª etapa: avaliação da execução fisica(formulários) e execução pedagógica;3ª etapa: contato os alunos aplicando um teste de aceitabilidade e de conhecimento e compreensão do Programa.Finalizando com a avaliação da situação atual do Programa na escola



O resultado desse acompanhamento foi bastante positivo, podemos observar que a Alimentação no Ensino médio é fundamental para ensino aprendizagem dos alunos. Encerrrando o acompanhamento reuniu-se com a Diretora Regional de Ensino e Coordenadores para socialização dos trabalhos.




O BOM FILHO À CASA RETORNA


Após reunião realizada nesta quinta feira com a Equipe Técnica de Alimentação Escolar da SEDUC e DRE Colinas, Coordenadores de Administração e Finanças,Coordenadora de Educação na Diversidade, Controle Interno e Diretora Regional de Ensino, o Programa de Alimentação Escolar retorna à Coordenação R. de Educação na Diversidade, por entender que o referido Programa trabalha não só o aspecto técnico (execução física e financeira) mas principalmente o pedagógico.

13 abril 2010

ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE



Aconteceu nesta terça- feira no Instituto Educacional Gunnar Vingren a Oficina Alimentação Saudável com os alunos do 7º e 8º ano,no período matutino.

Essa Oficina foi ministrada a convite da Escola em comemoração à Semana da Alimentação Escolar pela Equipe Técnica de Alimentação da DRE. As atividades desenvolvidas nesta oficina foram: um vídeo com o Tema Alimentação Saudável onde mostra a importância da prática de bons hábitos alimentares,a higiene tanto das mãos quanto dos alimentos a serem consumidos;Apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e sua importância na vida do aluno; A pirâmide alimentar enfatizando os alimentos construtores, reguladores e energéticos e a construção de um sanduíche inteligente pelos próprios alunos.

Observamos através dos depoimentos não só dos alunos como também dos servidores presentes, a satisfação em aprender formas práticas e interessantes de se alimentarem.


Equipe Técnica de Alimentação
Diretoria R. de Ensino de Colinas

Alvina,Rosa Alves e Rose Mary

09 abril 2010

RECEITAS ECONÔMICAS


Falsa maionese
Ingredientes: 1 batata média(120g); 1 cenoura grande(120g);1 colher e ½ (15g);caldo de limão; ¾ de uma xícara de chá(150ml) de leite;1 colher de sobremesa (5g) de sal; 1 xícara e ½ de chá(300ml) de óleo.
Preparo: Cozinhe a batata e a cenoura descascadas. Depois bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque num recipiente e leve para gelar. Porcione e sirva. Rende meio quilo (500gr).


Pão fácil e econômico
Ingredientes: Liquidifique ou misture: 2 ½ colheres (sopa) de fermento, ½ litro de água morna, 1 colher (sopa) de sal.1 colher (sopa) de açúcar.Misture com : 1 kg de farinha de trigo comum, 2 xícaras de farelo de trigo umedecido com água quente e ½ xícara de óleo.
Preparo:
Descanse 20 minutos. Divida em três assadeiras de pão de fôrma. Descanse 30 minutos e asse. Enriqueça com orégano, gergelim, milho verde, banana, abóbora cozida ou macaxeira, use suco de verduras ao invés de água, a própria água do cozimento da abóbora. Pode utilizar o trigo integral
.


*Proteína de soja - pode enriquecer tanto a maionese como o pão, além de ser usado em outros alimentos.
Modo de preparar – colocar na água 20 minutos, escorrer e lavar. Levar ao forno e refogar com óleo e tempero a gosto.


Molho prático e econômico -bate no liquidificador ovos, tomate e cebola tudo cru,coloca na panela com um pouco de óleo e sal e refoga.

Encontro do PNAE para Diretores Administrativo Adjunto e Auxiliar Financeiro e Apoio Escolar





Aconteceu nesta quinta-feira, 08/04/2010 na Sala de Reunião da Diretoria Regional de Ensino o Encontro do PNAE para Diretores Administrativo Adjunto e Auxiliar Financeiro e Apoio Escolar.O objetivo deste Encontro foi para avaliar a operacionalização do Programa nas 26 escolas da Regional;conhecer os novos Diretores e Auxiliares de Apoio;troca de experiencias e repassar informações para melhor desenvolvimento do Programa no corrente ano.No Encontro foram apresentados os resultados dos acompanhamentos no 2º semestre/2009;planejamento de cardápios( formulário I e II, previsão para aquisição); controle de estoque ;cronograma do fornecedor;teste de aceitabilidade,caderno da alimentação;demonstrativo mensal dentre, outros formulários necessários na execução do PNAE.Relembramos ainda a necessidade da U.E desenvolver ações pedagógicas relacionadas com a alimentação saúdavel no ambiente escolar;observando a Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.010/2006 que estabelece os 10 Passos para a promoção da Alimentação Saúdavel nas escolas.Apresentamos ainda o Blog da Alimentação Escolar da DRE.Foi um encontro bastante produtivo e isso pudemos observar pelos depoimentos dos participantes, bem como pela avaliação final, para apenas 1 participante o encontro não correspondeu com suas expectativas.