17 outubro 2012

Dia Mundial da Alimentação é lembrado na Assembleia Legislativa


Na manhã desta terça-feira, dia 16, ocasião em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o deputado Zé Roberto (PT) aproveitou a data para apresentar os avanços obtidos na questão da segurança alimentar no Brasil nos últimos três anos. Segundo ele, dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que o País reduziu em dois milhões de pessoas o número de subnutridos, o que representa uma queda de 13%.   
O deputado afirmou que a erradicação da fome no Brasil tem sido exemplar para o resto do mundo, por combinar crescimento econômico, aumento da produção agrícola e programas sociais como o Programa Fome Zero e o Bolsa-Família.
Por outro lado, Zé Roberto alerta que é preciso garantir que os alimentos sejam produzidos de forma sustentável. “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, desde 2009”, informou.
Outro aspecto da questão também foi abordado pelo parlamentar: a obesidade. Ele citou dados do IBGE, de 2009, nos quais 40% da população brasileira está acima do peso, inclusive crianças com idade entre 5 e 9 anos.
Zé Roberto mencionou também que entre a população adulta os dados são ainda mais preocupantes. De acordo com o parlamentar, 50% dos brasileiros estão acima do peso, sendo que 15% são obesos.
Para o deputado, “a segurança alimentar e nutricional é de responsabilidade do Estado que deve garantir, por meio de políticas, uma alimentação de qualidade e saudável para sua população”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário